Baixar CNH Digital: Passo a Passo

Imagine que você resolveu fazer uma viagem, preparou tudo, arrumou as malas, abasteceu o carro, deixou tudo em ordem. Porém, foi parado por uma blitz e estava sem sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em mãos. E agora?

Para sua sorte, agora é possível utilizar uma CNH Digital como documento oficial e se livrar de uma possível multa e pontos adicionais na carteira. Após alguns minutos, com o download feito, você é liberado sem mais problemas.

Mas, como eu faço o download do app? Preciso de alguma autorização antes? Dirigir sem CNH pode levar a uma multa grave? Como proceder nesses casos? Confira abaixo as respostas para todas essas perguntas. Boa leitura!

Dirigir sem CNH causa multa?

Sim. É considerada uma multa leve, no valor de R$88,38 e 3 pontos adicionados à sua CNH. No entanto, para poder seguir viagem, o motorista precisa estar de posse da carteira. Ou seja, alguém precisará se deslocar até o local e entregá-la em mãos.

No caso de não ter ninguém que possa fazer a entrega da CNH, outra pessoa que tenha a carteira em mãos precisará conduzir o carro e seguir a viagem.

Além disso, é importante deixar claro que essa multa é diferente de conduzir um veículo sem CNH. Nesse caso, a multa é gravíssima com fator multiplicador de 5x, ou seja, a multa é 5 vezes mais cara que o normal, chegando a R$880,41.

O dono do veículo que estava sendo conduzido pelo motorista sem CNH também leva a mesma multa, pontos adicionados à carteira e terá o veículo retido até que apareça um condutor habilitado para continuar a viagem.

A CNH Digital é aceita pela blitz?

Sim, a versão digital da Carteira Nacional de Habilitação tem o mesmo valor da versão impressa como documento de identidade oficial. Isso vale tanto para blitz quanto para outros momentos em que precise de um documento oficial com foto.

Desde abril de 2018, todo o país aderiu oficialmente à validade da CNH Digital. Porém, sua popularidade aumentou a partir de 2020, especialmente no estado de São Paulo, onde a procura pelo documento digital aumentou em 70% na época.

Nos casos em que o motorista apresenta o documento digital e não é aceito pela polícia, é possível entrar com recurso em busca do abono da multa e do abatimento dos pontos somados à CNH.

Como baixar a CNH Digital no meu celular e usar normalmente?

Para evitar receber multas e penalizações por não estar portando sua CNH, a melhor opção é baixar o app da CNH Digital no seu celular e lembrar de sempre mantê-lo carregado antes de sair de casa.

A seguir, vamos mostrar o passo a passo para os principais sistemas operacionais de celular hoje em dia:

Para dispositivos Android:

  1. Abra a Play Store;
  2. Busque por “CNH Digital Serpro” na barra de pesquisa;
  3. Procure pelo app chamado “CNH Digital” da Serpro;
  4. Clique no botão “Instalar”.

Para dispositivos iOS:

  1. Abra a App Store;
  2. Abra a barra de pesquisa e procure por “CNH Digital”;
  3. Em seguida, procure pelo app “CNH Digital” desenvolvido pela Serpro;
  4. Clique no botão “Obter”.

Atenção! É importante que o app baixado seja o que tiver sido desenvolvido pela Serpro, para que você evite golpes e fraudes.

Após o download, o app estará disponível na tela principal do seu celular, aguardando para fazer o login, dando acesso ao seu documento digital oficial.

Acesse através do Login Único do Gov BR (caso ainda não tenha, clique aqui para fazer) e peça para gerar a sua CNH Digital.

Logo em seguida ao acesso no app, você precisará apontar a câmera do seu celular para o QR Code que fica localizado na parte de trás da sua CNH e tirar uma foto dentro do aplicativo.

Em seguida, o próprio app irá confirmar se a foto tirada é do mesmo documento registrado no banco de dados do Detran.

O último passo é apenas confirmar o CEP cadastrado no Detran do estado da sua CNH. Se tudo estiver de acordo, o app irá gerar a sua CNH Digital e você pode utilizá-la como documento oficial tranquilamente.

O que fazer se acontecer algum erro na hora de gerar a minha CNH Digital?

Nesses casos, quando o app dá algum erro e você não consegue identificar a raiz do problema, o melhor a se fazer é buscar uma unidade do Detran. De preferência, o de origem da CNH, para verificar a situação.

Em alguns casos, o problema é solucionado rapidamente simplesmente atualizando alguns dados que são obrigatórios para a geração do documento, como número de celular, e-mail ou CEP.

de Doutor Multas https://ift.tt/njOwZ8Q
via Doutor Multas

Leave a comment

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

Create your website with WordPress.com
Get started
%d bloggers like this: